NOTÍCIAS

Sanidade Vegetal – Reunião com Vivecitrus aborda boas práticas agrícolas e legislação para produção de mudas cítricas

Engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) estiveram, na última quinta-feira (30) na sede do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) para reunião técnica que abordou boas práticas agrícolas e reforçou a legislação para produção de mudas cítricas junto a representantes da Vivecitrus, uma organização formada por produtores de viveiros comerciais e não-comerciais (para consumo próprio).

Na ocasião, estiveram presentes Alexandre Paloschi, diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (DDSIV), Valentim Scalon, gerente do Programa Estadual de Sanidade na Produção de Materiais de Propagação Vegetal (PESMPV) e Daves Setin, diretor da Regional da CDA em Limeira, grande polo da citricultura paulista.

A reunião foi uma atividade solicitada pela Vivecitrus, que, a partir de seus produtores, são responsáveis pelo cultivo de mais de 9 milhões e 380 mil mudas. A organização se reúne mensalmente para discutir os mais diversos assuntos ligados à produção de mudas.

“Nós da Vivecitrus agradecemos a presença da Defesa Agropecuária em nossa reunião. Isso demonstra a parceria e o compromisso com nosso trabalho que visa garantir a sanidade e qualidade no manejo e produção de mudas cítricas para garantir a perpetuidade da cadeia produtiva”, comentou Guilherme Henrique Ferraz Campos, presidente da Vivecitrus.

Para Paloschi, a inserção da Defesa em tais atividades reforça nosso compromisso e nossa responsabilidade junto ao setor produtivo. “Importante reunião junto com os associados da Vivecitrus, onde foram discutidos vários assuntos pertinentes à sanidade e qualidade na formação de mudas”, disse o diretor.

“As práticas discutidas em reunião, quando implementadas e utilizadas, garantem aos viveiristas o cumprimento das regras e assim, eles conseguem entregar mudas de qualidade superior. As mudas cítricas produzidas no Estado de São Paulo, sob rígidas normas, são isentas de pragas e nosso objetivo é manter esse status”, reforçou Valentim.

Para saber mais sobre as atividades do PESMPV, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-vegetal/programa-estadual-de-sanidade-dos-materiais-de-propagacao-vegetal-pesmpv/&cod=56.

Por Felipe Nunes